Castlevania: Lords of Shadow

GamesCom 2009: O merecido renascimento do clã Belmont.

Expectativa da Redação Baixaki Jogos Então, sob os auspícios da Konami, a desenvolvedora Mercury Steam deve devolver Castlevania aos consoles caseiros. Mas o que exatamente se pode esperar de Lords of Shadow? Afinal, Castlevania, ao longo dos anos, sempre se saiu melhor com o bom e velho “side-scrolling”, alcançando resultados muitas vezes pífios quando se arriscava por ambientes 3D — basta lembrar da versão pouco expressiva lançada para Nintendo 64.

Além disso, as respostas lacônicas da Konami, mesmo diante do trailer recentemente liberado na GamesCom, certamente não ajudam muito. Em relação à história, o que se sabe até o momento é que você assumirá o controle de Gabriel, um sujeito que talvez (isso realmente ainda não foi confirmado) tenha ligações com os Belmont, o clã de caçadores de vampiro.

Movendo toda a trama, aparecem duas máscaras, uma demoníaca, e outra divina. Também em relação a esse ponto muito pouco foi dito até o momento. Entretanto, sabe-se que as famigeradas máscaras terão sua principal ligação com a história do jogo, não com a jogabilidade em sim — quer dizer, lembrando que Castlevania é um jogo predominantemente de ação, as tais máscaras não devem representar tanto assim. É claro que também são prometidos alguns puzzles.

Sob os olhos atentos de Hideo Kojima

O mote de Lords of Shadows realmente poderia ser algo como: “um Castlevania aprovado por Kojima”. Isso porque a companhia do designer está (segundo afirma a Konami) trabalhando conjuntamente com a Mercury Steam para desembarcar o renascimento da franquia — que realmente não dá as caras há muitos anos em um console caseiro.

Entretanto, tal qual acontece com muitos jogos atuais, Lords of Shadow não deve estar assim tão preso com as origens da série. Isso tem um motivo bastante claro: tornar a trama acessível para um grande número de jogadores, e não apenas para aqueles que consomem tudo que leva a marca Castlevania desde as primeiras chicotadas dos Belmont.


Dessa forma, o game deve soar mais como uma bolha inserida dentro do universo de Castlevania, embora a essência das batalhas e do estilo narrativo ainda devam permanecer. E mais, para contar toda a história, estarão presentes mais de uma hora de animações, sendo que uma delas dura em torno de 14 minutos! Parece coisa do Kojima? Sim, parece.

No mais, ainda existem planos de rodar tudo isso a estáveis 30 quadros por segundo ou mais — alcançar ostensivos 60 fps não é uma prioridade, segundo os desenvolvedores.

Jogabilidade clássica

Conforme já mencionado, os fundamentos de Castlevania devem estar todos presentes, incluindo um protagonista armado com chicote, adaga e água benta, bem como toda sorte de inimigos sórdidos — de vampiros a lobisomens e o que mais couber na história. Entretanto, uma grande ênfase parece ter sido conferida à ação à navegação através dos cenários — conforme Gabriel utiliza o chicote para se alçar através de estruturas do cenário, por exemplo.

Também foi dito algo sobre os controles do jogo, embora apenas para o PS3 por enquanto. Nada de muito atípico aqui, entretanto. O direcional analógico esquerdo dará a direção ao protagonista, enquanto o direito (especula-se) deve servir para conferir maior precisão aos ataques.

O botão “quadrado” servirá para ataques de curto alcance, enquanto que o “triângulo” encadeia golpes, “X” serve para pular, e o “círculo” é utilizado para as armas auxiliares — adagas, água benta, machadinhas ou o que mais servir para esse propósito. Também foi mencionado que ninguém terá que se preocupar com o ângulo da câmera aqui, já que ela deve ser fixa.

Gabriel ainda deve contar com vários upgrades para as armas, transformando, por exemplo, a sua “combat cross” em um efetiva e lustrosa estaca — direto para o coração dos famigerados vampiros. No mais, pode esperar encontrar diversos chefes gigantescos, todos eles totalmente interativos antagonizando batalhas em tempo real.

Por fim, certamente um retorno merecido. E o melhor, aparentemente, outras franquias podem acabar ganhando o mesmo tratamento, notadamente, o clássico Contra.

Castlevania: Lords of Shadow tem lançamento programado para algum momento de 2010. Aguarde novidades.

Atenção: A fonte dessa prévia é do site Baixakijogos todos os direitos são revervos ao autor do texto, o Gamesmax apenas divulga deixando os devidos creditos ao Baixakijogos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: